No segundo dia do workshop, as equipes consolidaram o entrosamento entre os participantes. No turno da manhã, em geral foram concluídos os estudos de zoneamento que ficaram parcialmente pendentes do dia anterior. Uma rodada de avaliação prévia da produção foi iniciada para estabelecer uma espécie de apresentação intermediária, mas as demandas de orientação ainda eram grandes, o que limitou a realização da avaliação em todas as equipes.
Um dos destaques desta edição foi o empenho e rigor da orientação feita pelos estudantes monitores, matriculados nos últimos anos do curso. Em conjunto com os professores, eles colaboraram desde o início do processo com o desenvolvimento das ideias e o estabelecimento de uma dinâmica de trabalho nas equipes.
04/11/2014
segunda-feira, 27 de outubro: equipes reunidas
No primeiro dia de trabalhos na sala de Atelier, as equipes iniciaram o processo de entrosamento com duas tarefas a serem cumpridas: elaboração do programa e o zoneamento, resultante portanto da interpretação dos três diferentes sítios: a praça Wilson Lins, na Pituba, o estacionamento entre o Iguatemi e o Caminho das Árvores e a região do vale de São Raimundo. Como algumas equipes não haviam visitado as áreas no fim de semana, utilizaram um dos turnos da segunda-feira para fazê-lo.
Desde este início do processo de elaboração das propostas os estudantes puderam contar com a presença do Prof. Mladen Jadric, da Universidade Técnica de Viena, Áustria, que orientou as equipes já em suas primeiras decisões.
Estas, originalmente divididas equitativamente entre as três áreas, passaram parcialmente por um reagrupamento, resultando em apenas duas equipes trabalhando sobre a área do vale de São Raimundo.
Ao final do dia de intenso trabalho e calor (condições que perdurariam durante toda a semana), os primeiros indicadores de estratégias de ocupação das áreas já apareciam como resultado de uma reflexão dedicada.
28/10/2014
Muito mais do que trabalho!
Hoje, mais uma grande surpresa do WKS. Além de encontrarmos muitos alunos trabalhando duro em pleno feriado, encontramos muita produção e projetos para as áreas ameaçadas pelo decreto de desafetação.
Encontramos também muita criatividade e o "qpassarelaessa" o "wks fashion week" lançou as tendências para o verão 2015!
Aqui já é verão! E como bons baianos, verão é para trabalho duro! Amanhã tem mais!
Encontramos também muita criatividade e o "qpassarelaessa" o "wks fashion week" lançou as tendências para o verão 2015!
Aqui já é verão! E como bons baianos, verão é para trabalho duro! Amanhã tem mais!
26/10/2014
outros jogos, novas moradas: abertura do workshop 2014
A sexta edição do Workshop Que cidade é essa? foi aberta na sexta-feira, dia 24 de outubro, com a apresentação do tema e a distribuição das equipes no auditório 1 da Faculdade.
A mesa de abertura contou com a diretora da Faculdade de Arquitetura, Profa. Naia Alban, os coordenadores do Workshop, professores Any Ivo e Márcio C. Campos e a professora Cristiana Mercuri, do curso de Serviço Social.
Após as falas de abertura, o sociólogo José Maurício Bittencourt falou sobre o histórico da parceria do workshop com o CEAS, instituição que nos últimos anos foi por ele representada, e sobre a relação original entre a capoeira e o espaço da rua como formadora da cultura do espaço público da cidade.
Na sequência, os professores Any Ivo e Márcio Campos apresentaram as premissas teóricas e programáticas para os projetos, apontando para a dupla contextualização formada pelos investimentos para a copa do mundo e olimpíadas e a decisão da prefeitura de desafetar uma lista grande de áreas públicas na cidade.
Encerrando a manhã de abertura, foram anunciadas as equipes e as camisetas do workshop foram distribuídas aos participantes.
24/10/2014
11/10/2014
parkour, skate e bmx na faculdade de arquitetura
O espaço da faculdade de arquitetura foi transformado na tarde de sexta-feira, dia 10 de outubro. Como parte das atividades da sexta edição do workshop Que cidade é essa?, que este ano tem como tema Outros jogos, Novas moradas, praticantes de parkour, bmx e skate usaram as instalações da faculdade em um oficina que contou com a participação de muitos estudantes, que antes assistiram a uma palestra sobre a maneira como estas modalidades utilizam o espaço urbano em Salvador.
Nesta palestra, amplamente ilustrada com videos, além de uma apresentação geral sobre cada uma das modalidades e dos lugares por elas utilizados na cidade, os estudantes puderam debater sobre o espaço urbano de Salvador e a intolerância geral com a cultura jovem, os desafios com as distintas configurações espaciais e com os materiais empregados no espaço público e, especialmente, sobre o direito irrestrito ao uso do espaço público e as dimensões políticas da prática destas atividades em uma cidade como Salvador, carente de praças, largos e áreas públicas.
Na oficina, foi possível observar e experimentar como o espaço da faculdade foi reinterpretado e apropriado através das distintas atividades. Daqui a duas semanas, na semana de projetos, músculos e mentes já estarão aquecidos para o desafio de pensar uma infraestrutura esportiva para a cidade de Salvador.
16/09/2014
Seminário: Perspectivas para o espaço público em Salvador
Perspectivas para o espaço público em Salvador
Local: Auditório Mastaba, na Faculdade de
Arquitetura da UFBA
Data: 26 de setembro de 2014
09:30h
Mesa de abertura
Apresentação do
Seminário e da 6ª edição do Workshop “Que cidade é essa?” Outros Jogos, Novas
Moradas
Professores Any B. Ivo, Cristiana Mercuri e
Márcio C. Campos.
10:00h
– 12:00h Painel temático
Salvador:
condições de vida e espaço público.
Palestrantes:
Prof. Cesar Vaz, Economista, ex-Diretor da SEI,
técnico da Diretoria de Estudos da SEI e professor da UCSAL.
Prof. Clímaco Dias, Geógrafo, professor da
Universidade Federal da Bahia, pesquisador na área de Geografia Urbana.
Coordenação da mesa: Any B. Ivo
14:00h
– 16:00h Mesa redonda
Espaço
Urbano, Esporte e Serviços Sociais: subsídios para ação em Salvador.
Mediadores: Gabriela Caldas, Isabela Meirelles,
Ivo Filipe, Jéssica Lima, Mario Roberto Souza, Vanessa Oliveira.
Bolsistas do Programa de Extensão Workshop “Que
cidade é essa?”
Coordenação da mesa: Márcio C. Campos
01/09/2014
certificados da edicao de 2012
A partir desta terça-feira, dia 2 de setembro, os certificados da edição de 2012 do Workshop estao disponíveis na secretaria geral dos departamentos da faculdade de arquitetura.
27/08/2014
Processo Seletivo Bolsas WKS Set-Dez 2014: Entrevistas
Os seguintes estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo / UFBA deverão comparecer na próxima sexta-feira, dia 29 de agosto, às 14:30 horas da tarde, no Núcleo de Extensão (Casinha), para a entrevista que completará a seleção para a bolsa de extensão do Programa Que Cidade é Essa? 2014
Andressa Costa Azevedo Bastos
Grazielle Brandão Couto
Hariane Correia de Oliveira
Mariana Mariani Mehmere Andrade
Moisés Machado Góes
Sandi Maiara Tadeu Barradas Badaró Taiane de Souza Silva |
19/08/2014
BOLSAS DE EXTENSÃO Set-Dez 2014
WKS 2014 Outros jogos, novas moradas
No ano da Copa do mundo de futebol no Brasil, o Workshop Que Cidade é essa? tem como tema o desenvolvimento de infraestrutura esportiva na cidade, considerando-a um elemento importante para a qualidade de vida urbana, parte do cotidiano do morar e das atividades de educação, em relação direta com o lazer. De acordo com as demandas identificadas em trabalho conjunto com as comunidades, o workshop tratará este ano da criação e distribuição territorial de espaços esportivos, que, capazes de servir ao maior número possível de moradores, permitem o despertar de novos atletas e servem com vetor educativo e inclusivo.
Cursos:
Arquitetura e Urbanismo ou áreas afins do tema do Workshop (UFBA) – 2 bolsas
Bolsa: R$ 400,00 (quatrocentos reais) / 20 horas semanais.
Início das atividades: 1° de setembro de 2014
Os bolsistas irão colaborar na compilação dos dados gerais de base, da organização da semana de projetos e na sistematização da produção do workshop.
Pré-requisitos:
Arquitetura e Urbanismo: estar cursando no mínimo o Atelier II, domínio de softwares correntes de representação gráfica, interesse em trabalho de participação comunitária e atividade de pesquisa.
Seleção:
20.08.2014 a 27.08.2014 (até às 12:00 horas) Envio de Currículo e carta de apresentação para o email qcidadessa@gmail.com
Carta de apresentação: no máximo 1 A4, apresentando os interesses em participar do programa e indicando, se for o caso, de que edições do Workshop já tenha participado.
27.08.2014 às 18:00 horas Divulgação dos selecionados para entrevista pelo blog do workshop http://qcidadessa.blogspot.com e nas redes sociais
29.08.2014, no período da tarde entrevista
29/03/2014
RESULTADO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSAS
Gostaríamos de informar o nome dos alunos do
curso de arquitetura selecionados para
trabalhar no Programa Workshop Que cidade é essa? 2014
- Gabriela Caldas
- Isabela Meireles
- Ivo Pinto
- Mário Roberto
- Renata Chaves
Pedimos que os selecionados entreguem na
secretaria da Residencia AU+E, no horário matutino, a partir de terça feira dia
01 de abril:
- O termo de compromisso, como os dados bancários, endereço, telefones e e-mail
- O comprovante de matrícula,
- O histórico escolar
- A cópia da identidade e CPF,
Esses mesmos documentos deverão ser
encaminhados em PDF por e-mail para
Aproveitamos a oportunidade para agradecer
o interesse dos demais estudantes!
18/03/2014
Processo Seletivo Bolsas para estudantes de Arquitetura e Urbanismo / UFBA: Entrevistas
Os seguintes estudantes do curso de Arquitetura e
Urbanismo / UFBA deverão comparecer segunda, dia
24 de março, às 14:00 horas da tarde, no Núcleo de Extensão (Casinha),
para a entrevista que completará a seleção para a bolsa de extensão do Programa
Que Cidade é Essa? 2014
Alana Miranda
Bruna Rios Beserra
Carolina Perrone
Daiane Freitas
Francine de Souza Santos
Gabriela Caldas Quintão Silva
Gabriela Rabelo
Isabela Meirelles Lima
Ivo Filipe Brito Santos
Joab Cordeiro Santos
Jonas Lyrio Ximenes
Maiana Santiago Ferraro
Mário Roberto
Nicholas Beloso
Raysa Santos do Rosário
Renata Monteiro
Sandi Maiara Santos
Sofia de Carvalho Costa e Lima
Vanessa Oliveira Santos
Os estudantes que não encaminharam a carta de motivos solicitada pelo
edital, não foram considerados aptos para a etapa da entrevista.
Entrevista Estudantes Serviço Social
As seguintes estudantes do curso de Serviço Social deverão comparecer amanhã, dia 19 de março, às 11 horas da manhã, no CRH, para entrevista que completará a seleção para a bolsa de extensão do Programa Que Cidade é Essa? 2014
Carina de Santana Alves
Cristiane Rocha dos Prazeres
Jéssica Cleophas do Carmo Lima
Selmara Anjos Ferreira dos Santos
Taís Dias dos Santos
Taís Santos dos Reis
Encerrando as Inscrições para as Bolsas de Extensão
Serão aceitas as inscrições para a seleção para Bolsas de Extensão do Programa Que Cidade é essa? 2014 até o meio-dia (12:00) desta terça, dia 18 de março.
Ainda hoje será publicada a lista dos selecionados para a entrevista amanhã.
Ainda hoje será publicada a lista dos selecionados para a entrevista amanhã.
10/03/2014
BOLSAS DE EXTENSÃO
Programa de Extensão
Workshop Que cidade é essa?
WKS 2014 Outros jogos, novas moradas
No ano da Copa do mundo de futebol no Brasil, o
Workshop Que Cidade é essa? tem como tema o desenvolvimento de infraestrutura
esportiva na cidade, considerando-a um elemento importante para a qualidade de
vida urbana, parte do cotidiano do morar e das atividades de educação, em
relação direta com o lazer. De acordo com as demandas identificadas em trabalho
conjunto com as comunidades, o workshop tratará este ano da criação e
distribuição territorial de espaços esportivos, que, capazes de servir ao maior
número possível de moradores, permitem o despertar de novos atletas e servem
com vetor educativo e inclusivo.
Cursos:
Arquitetura e Urbanismo (UFBA) – 5 bolsas
Serviço Social (UFBA) – 1 bolsa
Bolsa: R$ 400,00 (quatrocentos reais) / 20 horas
semanais.
Início das atividades: 1° de abril de 2014
Os bolsistas irão colaborar no aprofundamento teórico
através de atividades de pesquisa, no levantamento de dados sobre a(s) área(s)
e comunidade(s) a serem estudadas, no apoio do diálogo com a(s) comunidade(s),
na organização da semana de projetos e na sistematização da produção do
workshop.
Pré-requisitos:
Arquitetura e Urbanismo: estar cursando no mínimo o
Atelier II, domínio de softwares correntes de representação gráfica, interesse
em trabalho de participação comunitária e atividade de pesquisa.
Serviço Social: estar cursando no mínimo o terceiro semestre; experiência em trabalho de participação comunitária e levantamento de demandas sociais (critério classificatório); interesse em levantamentos relativos a direitos, políticas e serviços sociais.
Serviço Social: estar cursando no mínimo o terceiro semestre; experiência em trabalho de participação comunitária e levantamento de demandas sociais (critério classificatório); interesse em levantamentos relativos a direitos, políticas e serviços sociais.
Seleção:
10.03.2014 a 18.03.2014 Envio de Currículo e carta de
apresentação para o email qcidadessa@gmail.com
Carta de apresentação: no máximo 1 A4, apresentando os
interesses em participar do programa e indicando, se for o caso, de que edições
do Workshop já tenha participado.
18.03.2014 às 18:00 horas Divulgação dos selecionados
para entrevista pelo blog do workshop http://qcidadessa.blogspot.com e
nas redes sociais
19.03.2014 entrevista
30/01/2014
Diário do Workshop 2013!
O Workshop 2013 não foi diferente das edições anteriores: muita animação, comprometimento e grandes emoções. Os projetos espelharam essa animação, temperada com muita criatividade!
22 de novembro: a abertura
A Mastaba ficou pequena para acomodar todos que desejavam assistir à abertura do Workshop 2013. Iniciamos essa sessão com a apresentação dos depoimentos dos antigos moradores do Alto das Pombas, na forma de um "curta" editado por Igor Queiroz. Os relatos pessoais de vida fundiam-se as histórias do bairro: as dificuldades do dia a dia, a dureza da vida e as lutas, nos transportavam no tempo e no espaço. "Passeamos" no Vai Quem Quer, imaginamos a venda de banhos, a chegada da água, o Portão do Cemitério ditando a hora de entrar e sair, o cruzeiro, o calçamento em pedra obrigando as senhoras usar chinelos e carregar os sapatos nas mãos, acompanhamos o crescimento do bairro, as conquistas e o desejo comum de permanecer nessa morada. Finalizando o encontro Rodrigo (Instituto Fatumbi) convida os estudantes a repensar o bairro, como meio de fomentar e debater as políticas públicas.
23 de novembro: a visita
A partir das 8:30, lá estávamos nós chegando para conhecer o Alto das Pombas! Organizados em 5 grupos saímos para fazermos 5 roteiros diversos. Um novo bairro se apresentava, entre as subidas e decidas, as pequenas vielas seguidas de "suspiros", começávamos a conhecer um novo território. Fontes e riachos surpreendiam os olhares durante o caminhar. O dia estava particularmente agradável: depois de uma breve chuva, o sol forte e o céu azul, presentearam o nosso passeio. Ao final, fomos recepcionados por Ritinha (GRUMAP - Grupo de Mulheres do Alto das Pombas) e assistimos a uma bela aula de cidadania sob a única árvore do largo.
29 de novembro: a apresentação dos trabalhos
A emoção e expectativa para apresentação dos trabalhos não foi menor do que o sentimento dos anos anteriores. O júri formado por representantes do Fatumbi, Grumap, Ceas e FAUFBA e a plateia composta por moradores do Alto das Pombas, estudantes da UFBA e professores, assistiram atentamente as apresentações das propostas cuidadosamente formuladas durante a semana, deixando claro o engajamento e comprometimento das equipes com os projetos e com a possibilidade de sugerir solução para os problemas do bairro. Dentre as carências do bairro, o problema do acumulo de lixo e a ausência de espaços públicos sensibilizaram as equipes. Soluções das mais diversas foram apresentadas. Soluções essas que questionam o modelo e a política pública de resíduos existente: desde a proposição de motocicletas para a coleta (possibilitando atingir as áreas todas as vias do bairro), até novos desenhos de depósitos de lixo, passando pela adoção de containers submersos e criação de espaços para reciclagem, foram adotados e apresentados na forma de projeto. Para além das soluções dadas ao lixo, as propostas avançaram na concepção do bairro como um todo, enfrentando o desafio de criar e requalificar seus espaços públicos. Assim, as escadas e vielas são transformadas em espaço de convívio e lazer, cinema ao ar livre, pontos de descanso e suspiros. Mirantes, são criados. Por fim, alguns projetos trouxeram como desafio a articulação do bairro com o tecido urbano da cidade: teleféricos, escadas rolantes e novas novas vias, foram desenhadas, assim como, estacionamentos, revisão dos fluxos viraram propostas.
A coletânea de projetos desse ano, enquanto coletânea de ideias, inicia uma nova fase: o debate mais amplo desses projetos, mas que no fundo significam o debate mais amplo dos modelos de gestão e de atuação no território, servido não somente como solução de problemas urgentes, mas apontam para a necessidade de criação de soluções afinadas com a realidade espacial e cultural, dessa forma, constituem um caminho ao debate mais amplo e participativo na construção de cidades mais democráticas, singulares e justas.
A sensação não é de dever cumprido, mas sim de fortalecimento da certeza de que valeu e vale a pena. Só nos resta agradecer enormemente a todos por mais essa extraordinária experiência que recarrega a vontade de trabalhar cada vez mais para a construção de uma cidade melhor e mais justa para todos. Ano que vem tem mais! Nos vemos em 2014!
22 de novembro: a abertura
A Mastaba ficou pequena para acomodar todos que desejavam assistir à abertura do Workshop 2013. Iniciamos essa sessão com a apresentação dos depoimentos dos antigos moradores do Alto das Pombas, na forma de um "curta" editado por Igor Queiroz. Os relatos pessoais de vida fundiam-se as histórias do bairro: as dificuldades do dia a dia, a dureza da vida e as lutas, nos transportavam no tempo e no espaço. "Passeamos" no Vai Quem Quer, imaginamos a venda de banhos, a chegada da água, o Portão do Cemitério ditando a hora de entrar e sair, o cruzeiro, o calçamento em pedra obrigando as senhoras usar chinelos e carregar os sapatos nas mãos, acompanhamos o crescimento do bairro, as conquistas e o desejo comum de permanecer nessa morada. Finalizando o encontro Rodrigo (Instituto Fatumbi) convida os estudantes a repensar o bairro, como meio de fomentar e debater as políticas públicas.
23 de novembro: a visita
A partir das 8:30, lá estávamos nós chegando para conhecer o Alto das Pombas! Organizados em 5 grupos saímos para fazermos 5 roteiros diversos. Um novo bairro se apresentava, entre as subidas e decidas, as pequenas vielas seguidas de "suspiros", começávamos a conhecer um novo território. Fontes e riachos surpreendiam os olhares durante o caminhar. O dia estava particularmente agradável: depois de uma breve chuva, o sol forte e o céu azul, presentearam o nosso passeio. Ao final, fomos recepcionados por Ritinha (GRUMAP - Grupo de Mulheres do Alto das Pombas) e assistimos a uma bela aula de cidadania sob a única árvore do largo.
25 a 29 de novembro: a semana de trabalhos
Esse ano, permitimos trocas de membros entre as equipes e a inscrição pôde ser feita em dupla. Não se sabe se foi por essas condições de agrupamento ou a "cultura" do Workshop construída nos anos anteriores, que já na terça feira, os desenhos e ideias surgiam. Na terça, a aula dada pelo professor Márcio Campos via skype e na quarta, a aula ministrada pelo professor Eduardo Carvalho, provocaram os estudantes a repensar o território e entender o espaço do Alto da Pombas. Na quinta recebemos a visita do Fatumbi, que debateu com cada equipe as suas ideias - um momento rico e de grande expectativa por parte dos alunos! 29 de novembro: a apresentação dos trabalhos
A emoção e expectativa para apresentação dos trabalhos não foi menor do que o sentimento dos anos anteriores. O júri formado por representantes do Fatumbi, Grumap, Ceas e FAUFBA e a plateia composta por moradores do Alto das Pombas, estudantes da UFBA e professores, assistiram atentamente as apresentações das propostas cuidadosamente formuladas durante a semana, deixando claro o engajamento e comprometimento das equipes com os projetos e com a possibilidade de sugerir solução para os problemas do bairro. Dentre as carências do bairro, o problema do acumulo de lixo e a ausência de espaços públicos sensibilizaram as equipes. Soluções das mais diversas foram apresentadas. Soluções essas que questionam o modelo e a política pública de resíduos existente: desde a proposição de motocicletas para a coleta (possibilitando atingir as áreas todas as vias do bairro), até novos desenhos de depósitos de lixo, passando pela adoção de containers submersos e criação de espaços para reciclagem, foram adotados e apresentados na forma de projeto. Para além das soluções dadas ao lixo, as propostas avançaram na concepção do bairro como um todo, enfrentando o desafio de criar e requalificar seus espaços públicos. Assim, as escadas e vielas são transformadas em espaço de convívio e lazer, cinema ao ar livre, pontos de descanso e suspiros. Mirantes, são criados. Por fim, alguns projetos trouxeram como desafio a articulação do bairro com o tecido urbano da cidade: teleféricos, escadas rolantes e novas novas vias, foram desenhadas, assim como, estacionamentos, revisão dos fluxos viraram propostas.
A coletânea de projetos desse ano, enquanto coletânea de ideias, inicia uma nova fase: o debate mais amplo desses projetos, mas que no fundo significam o debate mais amplo dos modelos de gestão e de atuação no território, servido não somente como solução de problemas urgentes, mas apontam para a necessidade de criação de soluções afinadas com a realidade espacial e cultural, dessa forma, constituem um caminho ao debate mais amplo e participativo na construção de cidades mais democráticas, singulares e justas.
A sensação não é de dever cumprido, mas sim de fortalecimento da certeza de que valeu e vale a pena. Só nos resta agradecer enormemente a todos por mais essa extraordinária experiência que recarrega a vontade de trabalhar cada vez mais para a construção de uma cidade melhor e mais justa para todos. Ano que vem tem mais! Nos vemos em 2014!
Assinar:
Postagens (Atom)