wks 2018

JIBOIA URBANA

Propostas para o caso do BRT de Salvador

A avenida Juracy Magalhães Junior tornou-se recentemente o lugar de um forte debate entre a sociedade civil e o poder público: o projeto de um BRT, cuja implantação foi iniciada, tornou-se o centro de uma ampla discussão sobre mobilidade, meio ambiente e paisagem. Inúmeras manifestações questionam esta decisão da Prefeitura Municipal de Salvador de implantar na sequência espacial formada pelas Avenidas Juracy Magalhães Junior, Vasco da Gama e Antônio Carlos Magalhães uma monumental estrutura em concreto armado para o funcionamento do BRT de Salvador ligando a região do Iguatemi à Estação da Lapa, a um custo inicial de 820 milhões de Reais para a cidade. Desde 2011 a sociedade civil questiona esse projeto, existindo hoje quatro ações civis públicas contrárias a ele que apontam problemas no processo licitatório, relatam possíveis danos ao patrimônio histórico e ao meio ambiente, e denunciam o incentivo ao transporte individual em detrimento de transporte público, o uso de estudos desatualizados o custo elevado e a irreal demanda que fundamenta a opção por esse modal.

Todo este debate evidencia mais uma vez a necessidade de informações técnicas, transparência e visões de cidade que articulem de maneira mais complexa os parâmetros que envolvem um projeto desta natureza e envergadura para a qualidade de vida na cidade. A contribuição que o campo da Arquitetura e Urbanismo tem a dar em um debate desta natureza é exatamente a de apresentar propostas alternativas para o espaço em questão: debate precisa ser qualificado com visões, as mais múltiplas possíveis, para o espaço. O Workshop pretende reunir estudantes e professores da Universidade com os cidadãos para uma semana de elaboração de propostas para este trecho da cidade, que venham a oferecer outra compreensão de como este espaço pode ser configurado, atendendo a demandas mais diversas, equalizando de outra maneira os parâmetros dados através das ideias de ocupação do espaço que correspondam então a visões distintas de uso e valor daquele espaço, por exemplo, ao conferir especial atenção à escala dos pedestres. O tema inicial da mobilidade urbana virá assim a ser o mote para uma semana de ideias plurais, inovadoras, através de um exercício de desenho urbano que se propõe a atender o espectro mais amplo e complexo possível em uma cidade com pessoas, grupos e interesses tão diversificados como contraditórios.


Ciclo de palestras

05/09 apresentação do workshop: retrospectiva 2009-2015

19/09 plano de pedestres para o dique do tororó, por Helayna Soares

26/09 requalificação do rio camarajibe, por Vagner Damasceno

03/10 mobilidade, escalas e velocidades, por Juan Pedro Moreno Delgado

10/10 mesa de abertura: demandas, projeto e perspectivas


06/10 visita à área


Semana de projeto

15/10 a 19/10 atelier de projeto

19/10 apresentação das propostas

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