wks 2009

Por ocasião das comemorações dos 50 anos da Faculdade de Arquitetura da UFBA em outubro de 2009, iniciativa da sua Diretora, Profa. Solange Araújo, um grupo de professores recém-ingressos na instituição organizou um workshop para produzir junto a estudantes ideias que respondessem em forma de propostas para o espaço urbano de Salvador. O foco foi dirigido a questões latentes na configuração espacial da cidade, que correspondem a problemas de uma megalópole sem sê-la, com uma acelerada perda da qualidade de vida experimentada agudamente no âmbito social, de circulação e, não menos importante, ecológico. 
Durante a semana de 19 a 23 de outubro, 9 equipes com cerca de 10 a 12 estudantes, orientadas cada uma delas por um professor, escolhem uma determinada área na cidade e, em trabalho intensivo, produzem para os contextos específicos propostas norteadas pelos eixos definidos pela temática geral: densidade, mobilidade e sustentabilidade.


Temática Geral:
Densidade – Mobilidade – Sustentabilidade
As referências de ação para os projetos a serem desenvolvidos encontram-se em uma moldura estruturante estabelecida pela alta densidade populacional da cidade, associada à precária rede de transportes e à crescente degradação do ambiente urbano. Frente a estes desafios, caberá aos projetos indicarem soluções que apontem para uma melhoria de qualidade do ambiente urbano. Assim sendo, esta temática geral proposta é entendida como um norte para as idéias a serem desenvolvidas, sem constituirem entretanto uma limitação rígida. Outros temas, especialmente ligados às especificidades das áreas a serem trabalhadas ou decorrentes de metodologias alternativas de trabalho, poderão ser incorporados.

Local e data:
Faculdade de Arquitetura, UFBA, 19 a 23 de outubro de 2009

Coordenador:
Prof. Márcio C. Campos

Professores orientadores:
Any B. Ivo
Ariadne Moraes
Fábio Velame
Heliana Mettig
Márcio C. Campos
Marcos Antonio Rodrigues
Maurício Chagas
Nivaldo Andrade
Pedro Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário