wks 2012


Esqueletos Urbanos
4a edição Workshop Que cidade é essa?

A redução da taxa de déficit habitacional associada ao crescimento explosivo do número de imóveis abandonados em Salvador é um dos últimos sintomas do processo de gestão urbana favorecedora da especulação imobiliária, reforçando os mecanismos excludentes da cidade. As consequências deste processo para o centro da cidade avançam sobre outras dimensões da vida urbana: esvaziamento, perda de patrimônio, necrose. Diante deste contexto, o uso de construções abandonadas adquire uma dimensão urbanística e uma conotação política e social. É possível pensarmos ir contra este processo projetando novos usos para os esqueletos urbanos?
Em sua quarta edição, o Workshop Que cidade é essa? tratará das inúmeras construções abandonadas ou esvaziadas - os esqueletos urbanos -, com real potencial de aproveitamento, investigando possíveis usos e destinações. O Centro Antigo de Salvador e seus arredores é a área escolhida como espaço para a realização deste desafio, tendo em vista o crescente número de imóveis abandonados em um contexto de valor arquitetônico reconhecido. O evento pretende estabelecer um catálogo de idéias arquitetônicas que determinem usos para esses vazios urbanos, restaurando e demonstrando o potencial da função social desses imóveis obsoletos. Soma-se a esse objetivo a intenção de formulação de projeto de lei para uma ação popular que regularize a desapropriação de imóveis no município de Salvador quando não estejam cumprindo a sua função social.
Dando continuidade à parceria de sucesso estabelecida com o CEAS - Centro de Estudos e Ação Social, responsável pela articulação com as comunidades, os trabalhos serão desenvolvidos a partir das demandas de diversas associações de moradores da área de estudo, como a AMACH - Associação dos Moradores e amigos do Centro Histórico, Movimento dos Moradores de Rua, Projeto Força Feminina, Comissão de Resistência do Centro Histórico, Associação Alzira do Conforto e Associação de Moradores do Centro e Adjacências de Nazaré.
Além disso, este ano será aprofundado o caráter transdisciplinar da atividade, com a participação dos cursos de Serviço Social e Direito da UFBA, além do curso de Urbanismo da UNEB.
Este ano, além da semana intensiva de projetos do Workshop (de 19 a 26 de novembro), será montada durante  este período uma "central de atendimento" em resposta às necessidades de caráter urgente da população. A "central de atendimento" contará com a participação de alguns serviços prestados pela UFBA e com os serviços da SETAD - Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão, e funcionará de 8:00 as 18:00 no Centro Histórico. 


Programação

17 de outubro de 2012

Lançamento do Workshop Que Cidade é essa? 2012, no auditório Mastaba, da Faculdade de Arquitetura da UFBA.
Apresentação do tema, programação, novidades da 4a edição da atividade de extensão.

até 19 de outubro de 2012
Concurso de video 90seg=esqueletos urbanos, maiores informações no blog. (prazo estendido até 22 de outubro)

22 a 24 de outubro de 2012 
URBICENTROS#3
O Seminário organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbaninsmo da Faculdade de Arquitetura da UFBA tem como tema a Morte e Vida nos Centros Urbanos. A parceria estabelecida com o Urbicentros levou à delimitação da área central da cidade como o espaço de trabalho do Workshop. Desta maneira, a coordenação do Workshop colaborou na organização do seminário e, especialmente, na montagem dos Painéis Temáticos. 

até 15 de novembro de 2012
período de inscrições no Workshop


19 a 26 de outubro de 2012
19 de novembro, 9:00: Abertura do Workshop, auditório da Faculdade de ARQUITETURA - UFBA (Rua Caetano de Moura, 121, Federação)
19 de novembro, 14:00: Visita às comunidades e áreas de projeto.
20 a 23 de novembro: desenvolvimento das propostas na Faculdade de Arquitetura
26 de novembro, 18:00: Apresentação das equipes, no Terreiro de Jesus.

central de atendimento: 19 a 26 de outubro, das 8 às 18 horas.

Coordenação
Any B. Ivo, Fac. Arquitetura, UFBA
Márcio C. Campos, Fac. Arquitetura, UFBA

Organização
Any B. Ivo, Fac. Arquitetura, UFBA
Cristiana Mercury, Serviço Social, UFBA
José Maurício Daltro, CEAS
Márcio C. Campos, Fac. Arquitetura, UFBA
Stela Senes, Serviço Social, UFBA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário