28/10/2014

Muito mais do que trabalho!

Hoje, mais uma grande surpresa do WKS. Além de encontrarmos muitos alunos trabalhando duro em pleno feriado, encontramos muita produção e projetos para as áreas ameaçadas pelo decreto de desafetação.
Encontramos também muita criatividade e o "qpassarelaessa" o "wks fashion week" lançou as tendências para o verão 2015!
Aqui já é verão! E como bons baianos, verão é para trabalho duro! Amanhã tem mais!




26/10/2014

outros jogos, novas moradas: abertura do workshop 2014


A sexta edição do Workshop Que cidade é essa? foi aberta na sexta-feira, dia 24 de outubro, com a apresentação do tema e a distribuição das equipes no auditório 1 da Faculdade.
A mesa de abertura contou com a diretora da Faculdade de Arquitetura, Profa. Naia Alban, os coordenadores do Workshop, professores Any Ivo e Márcio C. Campos e a professora Cristiana Mercuri, do curso de Serviço Social.
Após as falas de abertura, o sociólogo José Maurício Bittencourt falou sobre o histórico da parceria do workshop com o CEAS, instituição que nos últimos anos foi por ele representada, e sobre a relação original entre a capoeira e o espaço da rua como formadora da cultura do espaço público da cidade.
Na sequência, os professores Any Ivo e Márcio Campos apresentaram as premissas teóricas e programáticas para os projetos, apontando para a dupla contextualização formada pelos investimentos para a copa do mundo e olimpíadas e a decisão da prefeitura de desafetar uma lista grande de áreas públicas na cidade.
Encerrando a manhã de abertura, foram anunciadas as equipes e as camisetas do workshop foram distribuídas aos participantes.


11/10/2014

parkour, skate e bmx na faculdade de arquitetura

O espaço da faculdade de arquitetura foi transformado na tarde de sexta-feira, dia 10 de outubro. Como parte das atividades da sexta edição do workshop Que cidade é essa?, que este ano tem como tema Outros jogos, Novas moradas, praticantes de parkour, bmx e skate usaram as instalações da faculdade em um oficina que contou com a participação de muitos estudantes, que antes assistiram a uma palestra sobre a maneira como estas modalidades utilizam o espaço urbano em Salvador.
Nesta palestra, amplamente ilustrada com videos, além de uma apresentação geral sobre cada uma das modalidades e dos lugares por elas utilizados na cidade, os estudantes puderam debater sobre o espaço urbano de Salvador e a intolerância geral com a cultura jovem, os desafios com as distintas configurações espaciais e com os materiais empregados no espaço público e, especialmente, sobre o direito irrestrito ao uso do espaço público e as dimensões políticas da prática destas atividades em uma cidade como Salvador, carente de praças, largos e áreas públicas.
Na oficina, foi possível observar e experimentar como o espaço da faculdade foi reinterpretado e apropriado através das distintas atividades. Daqui a duas semanas, na semana de projetos, músculos e mentes já estarão aquecidos para o desafio de pensar uma infraestrutura esportiva para a cidade de Salvador.