27/02/2016

A apresentação das propostas no último dia do Workshop Que Cidade é Essa?

O último dia do Workshop Que Cidade é Essa? foi, como todo ano, a continuidade da noite anterior, do viradão na Faculdade de Arquitetura. A aparente tranquilidade nas primeiras horas da manhã, depois da maratona da madrugada, foi dando lugar à apreensão típica à medida que o horário da entega dos trabalhos, às 13:00 horas, se aproximava.

Com início previsto para as 18:00 horas na praça do Conjunto Machado Fortes, as apresentações das equipes diante do juri e de um expressivo número de moradores, que inclusive pode acompanhar das janelas dos apartamentos vizinhos a projeção na empena cega de um dos edifícios, começou com algum atraso e com o normal nervosismo por parte de quem muitas vezes pela primeira vez está diante de uma plateia formada por usuários, potenciais contratantes do trabalho ali exposto.


Combinando a infraestrutura preparada pelos moradores para a apresentação com os equipamentos de som e projeção da faculdade de arquitetura, o encerramento da atividade de extensão não poderia ter melhores condições, não fosse a chuva ter vindo atrapalhar após a sexta equipe ter concluído sua apresentação.



Neste momento, toda a instalação foi transferida para a área coberta contígua à sede do condomínio, onde então as equipes restantes deram continuidade às apresentações de suas propostas. A criação de uma área destinada às atividades comunitárias e de lazer, com variações na solução do desenho e do programa, sobre as edificações existentes, a verticalização como estratégia de liberação de áreas no térreo e a criação de garagens subterrâneas, com distintas capacidades, e uma qualificação da conexão com a linha de metrô na Avenida Bonocô estão entre os temas mais recorrentes desenvolvidos nas propostas das equipes.




Devido a esta mudança de local, já passava das 21:00 quando o júri, composto pela professora Luciana Calixto, pelos arquitetos Fernando Teixeira e Walter Barreto Jr., pelo representante dos moradores, o Sr. Eli Oliveira dos Santos e pelo monitor Daniel Passos, se reuniu para definir os premiados entre os quatorze trabalhos apresentados.
O juri esclareceu que, enquanto houve uma grande coincidência nas indicações de cada membro sobre as equipes que se destacaram, estabelecer a classificação foi mais difícil, tendo sido decidida por detalhes, revelando um grande equilíbiro entre os trabalhos.
As equipes premiadas foram:
1° lugar: Bianca Soares, Lucas Garboggini, Max Klug, Pablo G., Orlando Dantas, Rodrigo Santos
2° lugar: Arthur Vitorino, Flora Tavares, Julia Cacim, Luiza Moruz, Natália Lessa
3° lugar: Amanda Juliani, Caio Anderson, Carolina Assaf, Laís Berbet, Luciana Lopes, Serandrei Maia
Menção Honrosa: Giulia Estrela, Hadassa Cruz, Natália dos Anjos, Natália Tapioca, Nathália Simões, Nikolle Soares.
As equipes foram premiadas com publicações da EDUFBA, a quem a a coordenação do Workshop agradece pela colaboração.
Entregues os prêmios e passada a chuva, foi hora de comemorar e celebrar mais uma edição realizada de uma atividade que busca abrir o contato da formação em arquitetura e urbanismo com os habitantes da cidade através de temas vitais para a configuração do espaço de vida, e que este ano trouxe ideias para a renovação de conjuntos habitacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário