27/02/2016

A apresentação das propostas no último dia do Workshop Que Cidade é Essa?

O último dia do Workshop Que Cidade é Essa? foi, como todo ano, a continuidade da noite anterior, do viradão na Faculdade de Arquitetura. A aparente tranquilidade nas primeiras horas da manhã, depois da maratona da madrugada, foi dando lugar à apreensão típica à medida que o horário da entega dos trabalhos, às 13:00 horas, se aproximava.

Com início previsto para as 18:00 horas na praça do Conjunto Machado Fortes, as apresentações das equipes diante do juri e de um expressivo número de moradores, que inclusive pode acompanhar das janelas dos apartamentos vizinhos a projeção na empena cega de um dos edifícios, começou com algum atraso e com o normal nervosismo por parte de quem muitas vezes pela primeira vez está diante de uma plateia formada por usuários, potenciais contratantes do trabalho ali exposto.


Combinando a infraestrutura preparada pelos moradores para a apresentação com os equipamentos de som e projeção da faculdade de arquitetura, o encerramento da atividade de extensão não poderia ter melhores condições, não fosse a chuva ter vindo atrapalhar após a sexta equipe ter concluído sua apresentação.



Neste momento, toda a instalação foi transferida para a área coberta contígua à sede do condomínio, onde então as equipes restantes deram continuidade às apresentações de suas propostas. A criação de uma área destinada às atividades comunitárias e de lazer, com variações na solução do desenho e do programa, sobre as edificações existentes, a verticalização como estratégia de liberação de áreas no térreo e a criação de garagens subterrâneas, com distintas capacidades, e uma qualificação da conexão com a linha de metrô na Avenida Bonocô estão entre os temas mais recorrentes desenvolvidos nas propostas das equipes.




Devido a esta mudança de local, já passava das 21:00 quando o júri, composto pela professora Luciana Calixto, pelos arquitetos Fernando Teixeira e Walter Barreto Jr., pelo representante dos moradores, o Sr. Eli Oliveira dos Santos e pelo monitor Daniel Passos, se reuniu para definir os premiados entre os quatorze trabalhos apresentados.
O juri esclareceu que, enquanto houve uma grande coincidência nas indicações de cada membro sobre as equipes que se destacaram, estabelecer a classificação foi mais difícil, tendo sido decidida por detalhes, revelando um grande equilíbiro entre os trabalhos.
As equipes premiadas foram:
1° lugar: Bianca Soares, Lucas Garboggini, Max Klug, Pablo G., Orlando Dantas, Rodrigo Santos
2° lugar: Arthur Vitorino, Flora Tavares, Julia Cacim, Luiza Moruz, Natália Lessa
3° lugar: Amanda Juliani, Caio Anderson, Carolina Assaf, Laís Berbet, Luciana Lopes, Serandrei Maia
Menção Honrosa: Giulia Estrela, Hadassa Cruz, Natália dos Anjos, Natália Tapioca, Nathália Simões, Nikolle Soares.
As equipes foram premiadas com publicações da EDUFBA, a quem a a coordenação do Workshop agradece pela colaboração.
Entregues os prêmios e passada a chuva, foi hora de comemorar e celebrar mais uma edição realizada de uma atividade que busca abrir o contato da formação em arquitetura e urbanismo com os habitantes da cidade através de temas vitais para a configuração do espaço de vida, e que este ano trouxe ideias para a renovação de conjuntos habitacionais.

25/02/2016

tensão de penúltimo dia na quarta-feira

Na quarta-feira, dia 24 de fevereiro, a tensão comum à finalização de projetos tomou conta do atelier do Workshop Que Cidade é Essa? Se a divisão do trabalho nas equipes já parecia consolidada, no campo das propostas algumas foram radicalmente revistas ou complementadas com ideias cujo detalhamento ampliou o grau de individualidade dos trabalhos.
Contornos precisos, experimentos gráficos e um certo distanciamento do apego ao desenho original do bairro em prol de uma reinterpretação mais livre e ao mesmo tempo em busca de uma adequação à escala do conjunto foram os principais aspectos do trabalho nesta quarta-feira. Destaque também para a colaboração do Prof. Eduardo Prado que orientou os estudantes nas questões relativas às definições estruturais. Antes da entrega e apresentação na sexta, deve acontecer uma longa noite nesta quinta.

24/02/2016

iniciando a segunda semana do Workshop Que Cidade é Essa?

A segunda semana do Workshop Que Cidade é Essa?, a grande novidade este ano no formato da atividade de extensão, foi iniciada na segunda-feira com um desenvolvimento das ideias de intervenção na arquitetura existente e suas possíveis alterações no confronto com a complementação de usos, opções de adensamento e relações com os espaços abertos existentes e possíveis voltados para uso comunitário.
A divisão de tarefas é neste momento um desafio para a execução das propostas, assim como as primeiras definições de expressão gráfica das pranchas.
Como é normal nesta etapa do trabalho, grandes reviravoltas acontecem onde antes decisões pareciam bastante consolidadas. A quarta-feira ficou reservada para a tensão antes do final.

22/02/2016

Sexta-feira, 19 de fevereiro, no Workshop Que cidade é essa?

O segundo turno de reunião das equipes é o momento de avaliar as primeiras decisões tomadas na primeira reunião. É neste instante também que as dinâmicas de trabalho de grupo apresentam suas dificuldades, especialmente na primeira tentativa de divisão de tarefas entre os membros das equipes.

Os estudos sobre implantação foram desenvolvidos através das primeiras imagens obtidas com o auxílio de modelos virtuais, enquanto os elementos de conexão com o bairro e com o sistema de transporte surgiram como contraponto ao enfrentamento das áreas de uso comum internas ao conjunto.
Dois aspectos do conjunto habitacional assumiram o protagonismo no debate: o desafio da segurança na frente da atualização do desenho original através da divisão e individualização do espaço por meio do emprego de muros e grades e o potencial de operar com a densidade de ocupação operando com a tipologia arquitetônica existente.

19/02/2016

1° dia de atelier de projetos no Workshop Que Cidade é Essa?

Resolvidos os ajustes na composição das equipes no início da manhã de quarta-feira, dia 17 de fevereiro,  foi dada a orientação geral para a avaliação e sistematização das informações obtidas na visita e foram também esclarecidos o formato da apresentação final e o correspondente conteúdo.
 Como a grande novidade desta sétima edição do workshop Que Cidade é Essa? é a distribuição dos turnos de trabalho no período de duas semanas, restritos ao horário das aulas de atelier,  para evitar problemas com a matrícula em outras matérias,  os estudantes foram alertados para as mudanças na dinâmica da atividade decorrente deste novo desenho.
Ao final do primeiro turno de trabalho,  várias equipes já tinham diretrizes para a renovação do conjunto habitacional João Machado Fortes bem definidas e os primeiros diagramas já registravam as relações estabelecidas entre as observações da área,  os referenciais apresentados na abertura e estas primeiras diretrizes.

Arquitetura ou Urbanismo: a abertura do Workshop 2015

Na sequência à visita ao Conjunto Machado Fortes, os estudantes foram os grandes responsáveis pela introdução teórica ao workshop Que Cidade é Essa?, mais uma das inovações no formato da atividade de extensão.  


No auditório Mastaba foram apresentadas análises de projetos realizados na última década, elaboradas em equipe durante as semanas que antecederam o período do workshop propriamente dito.

Organizados em ordem decrescente de tamanho (em um espectro que vai de 400.000 a 4.000m2), uma vez que a tensão entre arquitetura e urbanismo está posta na ordem de grandeza, os projetos demonstraram as relações entre escala, configuração espacial, programas complementares à habitação e os distintos graus de complexidade derivados da diversidade de demanda reunida em cada exemplo.

17/02/2016

Visita à área de estudo, começa a sétima edição do Workshop Que cidade é essa?

No sábado, dia 13 de fevereiro, o Workshop Que Cidade é Essa? iniciou suas atividades com a visita a área de trabalho, em Brotas. O ponto de encontro foi a Estação de Metrô na Lapa, uma oportunidade de conhecer através do uso um dos elementos recentes de forte impacto na dinâmica da área Brotas - Bonocô - Cosme de Farias, ao ampliar a oferta de mobilidade e com isso alterar a atratividade e a valorização da habitação em toda a região.


A experiência de realizar a pé o percurso entre a Estação Bonocô e o Conjunto Machado Fortes deixou clara para os estudantes a maneira precária como o novo equipamento se relaciona com o público atendido, sem a qualificação necessária dos acessos.



Dentro do condomínio, os estudantes contaram com a grande colaboração do síndico geral e um grupo de seis moradores que guiaram a visita e elucidaram vários aspectos do uso, da história, da construção e arquitetura das edificações, apresentando todo o espaço do conjunto durante mais de duas horas, sob sol escaldante.
As especificidades de orientação, implantação, áreas livres e de lazer, alteração de uso e dos moradores no tempo e demandas por infra-estrutura de apoio, além das distintas relações de vizinhança, foram alguns dos elementos que tiveram destaque nesta visita à área. Desta maneira, a chamada para os trabalhos, definida pelo mote Renovando Conjuntos Habitacionais, pode ser facilmente compreendida pelos estudantes. Lançado o desafio.

11/02/2016

Inscrições Prorrogadas!

A coordenação do Workshop Que Cidade é Essa? informa que as inscrições foram prorrogadas até amanhã, 12 de fevereiro, às 18 horas.

10/02/2016

O Cartaz do Workshop Que Cidade é Essa? 2015

Aproveitamos para avisar que as inscrições através do email qcidadessa@gmail.com encerram-se amanhã, dia 11 de fevereiro de 2016!