Dando continuidade ao interesse e envolvimento que o Workshop desperta junto aos estudantes, a abertura da 4a edição do Workshop Que cidade é essa? aconteceu mais uma vez com o auditório da Faculdade de Arquitetura praticamente lotado, algo bastante significativo levando em consideração que o período de aulas ainda não se iniciou. Além dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, os estudantes de Serviço Social marcaram presença maciça no evento.
Após a mesa de abertura, que contou com a participação da Diretora da Faculdade, a Profa. Naia Alban, as professoras Cristiana e Stella, do curso de Serviço Social, os professores Any e Márcio, do curso de Arquitetura e José Maurício, diretor do CEAS, seguiu-se a apresentação das seis associações de moradores do Centro Antigo da cidade a partir de cujas demandas os estudantes este ano desenvolverão os projetos. O painel desenhado por José Maurício e pelos cinco representantes das associações que compuseram a mesa ofereceu uma dimensão precisa do desafio social associado à preservação do centro histórico de Salvador.
Ainda pela manhã, em continuidade à apresentação, foi feita a divisão das equipes - este ano em número de vinte e duas - e a distribuição do material gráfico, além da indicação para as equipes dos roteiros de visita à tarde.
Conforme combinado, todos os participantes voltaram a se encontrar às 14 horas no Terreiro de Jesus, de onde os grupos partiram para os distintos roteiros de visita, guiados pelos moradores do centro. Cada grupo teve a chance de conhecer os espaços do cotidiano dos moradores, suas necessidades e aspirações, ao mesmo tempo em que foram indicados vários imóveis em desuso.
Subindo e descendo ladeira sob o sol forte do verão, por volta das 17 horas os grupos já tinham completado seus roteiros - alguns bastante cansados - já com a importante experiência de ter entrado em contato com as demandas das comunidades de moradores no seu próprio espaço - conformando um centro de cidade certamente distinto daquele anteriormente conhecido pelos estudantes.
Grande a expectativa para a terça-feira.
a concentração no Terreiro de Jesus logo após o almoço |
durante a visita ao Mercado de São Miguel |
esqueleto urbano vizinho ao Mercado de São Miguel |
Nenhum comentário:
Postar um comentário