15/10/2011

a apresentação dos trabalhos e até o próximo ano!

Quando chegamos às 8:30 da manhã na universidade, já circulavam nas redes sociais as fotos da alvorada na Faculdade de Arquitetura, registrada pelas equipes que trabalharam até a hora da entrega das propostas.
Até às 13:30, hora marcada para o início das apresentaçoes, mudamos a sala do atelier A para comportar tela e projetor de imagens, platéia, banca avaliadora, coffee break: o que surgiu de uma necessidade (pois o auditório 1 não estava disponível), acabou por se revelar muito interessante, pelo fato de continuarmos no mesmo espaço onde passamos toda a semana trabalhando.
Para as apresentaçoes recebemos cerca de 40 moradores das comunidades de Paraíso e Fábrica Toster no Lobato, que escutaram atentamente as diferentes propostas para a área. Os nossos parceiros do CEAS e da UNEB - que fez uma corbetura jornalística detalhada de todo o dia (parabéns!) - não poderiam deixar de estar presentes. A comissão avaliadora, composta por Malhado e Joceval, membros das comunidades, Prof. Eduardo Teixeira, chefe do Dep. III da Faculdade de Arquitetura, Profa. Nélia Machado, coordenadora do curso de Urbanismo da UNEB, Teresa do Espírito Santo, arquiteta e urbanista da coordenação de habitação da SEDUR, Iveline Hardman, diretora do programa de projetos da SEDUR entre 2007 e 2011, Mateus Dias, assessor especial da secretaria de planejamento do Estado da Bahia e Floriano Freaza, arquiteto, assistiu em um primeiro bloco as propostas elaboradas para Paraíso e, após o coffe break, as elaboradas para a Fábrica Toster.
Todas as equipes se empenharam ao máximo - apesar do cansaço da virada - em apresentar da melhor maneira possível seus projetos aos moradores, à banca, aos colegas e demais presentes, e os trabalhos refletem a grande dedicação e a vontade de elaborar propostas com responsabilidade, compromisso e, porque não, beleza, dos que estiveram a semana inteira "ocupando" a faculdade e viveram o workshop.
 O conjunto dos trabalhos impressiona pela clara articulação entre o projeto para a habitação e o desenho do bairro, e por consequência, da cidade. E o papel que o arquiteto e urbanista desempenha para a criação de novos territórios.
Após as apresentaçoes a banca se reuniu na sala de reunioes e a Profa. Any Ivo conduziu o super divertido sorteio das publicaçoes e cursos entre os estudantes presentes. Forma melhor de passar o tempo da ansiedade à espera do resultado não poderia haver. E neste tempo recebemos um presente muito especial dos estudantes - flores lindas com um cartão lindo - e agradecemos mais uma vez aqui! Ainda no intervalo à espera do resutado, foi publicado o tema do workshop do próximo ano, Esqueletos Urbanos: Que cidade é essa? 2012.
Já havia anoitecido quando a banca retornou com o resultado, mas antes que este fosse anunciado, Malhado deu o seu depoimento como representante dos moradores sobre a importância do workshop para as comunidades. Muito emocionante.
 Coube ao Prof. Eduardo Teixeira anunciar o resultado: para a comunidade Paraíso, a banca selecionou o projeto da equipe 19, para a comunidade da Fábrica Toster, o da equipe 12. O prêmio Visionários foi para a equipe 10 e a equipe de número 2 recebeu a Menção Honrosa, todos muito aplaudidos.

 O grande sucesso que foi a realização da atividade de extensão este ano é o resultado de um trabalho coletivo, das novas parecerias com o CEAS e com o curso de Urbanismo da UNEB, e principalmente do grande envolvimento dos estudantes da UFBA e da UNEB.
Nós, Any e Márcio, como coordenadores do workshop, agradecemos e damos os parabéns a todos os envolvidos, estudantes e professores. Agradecimento especial ao apoio dado pela Pró-Reitoria de Extensão e às Professoras Renata Burlachinni e Ceila Cardoso, cujas contribuiçoes foram fundamentais para que pudéssemos realizar esta atividade. E agora começar a preparação para o próximo ano! Valeu!

2 comentários: