05/10/2010

1° dia do workshop

Mastaba cheia, cerca de meia-hora de atraso e a edição 2010 do workshop de projetos urbanos para Salvador na Faculdade de Arquitetura da UFBA era aberto com a fala da diretora Profa. Solange Araújo, grande incentivadora da atividade.
Depois da apresentação to tema - conectividade entre o fundo do vale e a cumeada - e da área de estudo - Av. Vasco da Gama - pelo coordenador do Workshop, Prof. Márcio C. Campos, o Engenheiro Moisés Ataíde de Brito fez uma palestra sobre a pesquisa por ele desenvolvida sobre a acessibilidade na área do Alto do Cruzeiro / Cosme de Farias, uma situação de encosta entre cumeada e fundo de vale muito semelhante à proposta às equipes. O técnico apresentou estudos detalhados de tempo de percuruso e qualidade dos equipamentos e meios de locomoção disponíveis à população, em escalas distintas de macro e microacessibilidade.
 Moisés Ataíde de Brito

Na sequência, o arquiteto Carlos Querino fez um panorama bastante amplo da história da Avenida Vasco da Gama e uma apresentação do arrojado plano para o sistema de transporte para a cidade, que incorpora diferentes meios de transporte e vem a oferecer uma resposta mais articulada entre as diferentes necessidades e velocidades urbanas.
Carlos Querino

À tarde, a partir das 14:30, os estudantes, acompanhados dos professores Ariadne Moraes, Ida Pela, Maurício Chagas, Márcio Campos e Pedro Nery, realizaram em quatro grupos a visita à área de estudos, subindo e descendo as encostas, atravessando as passarelas, caminhando ao longo do vale, reconhecendo problemas e potenciais de uma área ampla, que foi do acesso ao HGE à Vila América.



Nenhum comentário:

Postar um comentário